Entenda como abrir uma empresa sem se deparar com problemas e consiga realizar os seus maiores sonhos através do empreendedorismo!
“I have a dream!” – Eu tenho um sonho!
Essa é, sem dúvidas, a fala mais conhecida de Martin Luther King Jr. Ele tinha como sua maior aspiração viver numa sociedade justa e livre de preconceitos. Mesmo com o seu trágico fim, ele lutou pelo que queria e auxiliou no avanço do pensamento social. Ele realizou o sonho que tinha!
Assim como Luther King, todos temos um sonho – e não importa se o seu sonho é viajar o mundo ou ser o maior empresário existente nele, é preciso lutar para alcançar seus objetivos!
Muitas pessoas buscam a realização do seu sonho através do empreendedorismo e esse tem se mostrado um método cada vez mais eficiente, ainda mais quando, junto as escolhas, são agregados a paixão pela profissão, o prazer em servir e motivação para vencer. Afinal, quem serve, realmente serve! Certo?
Mesmo em um país como o Brasil, onde há uma das maiores tributações do mundo, abrir o próprio negócio tem sido um sonho cada vez mais frequente. Sendo assim, se você tem uma ideia pela qual vale a pena lutar e investir seu tempo e empenho, é necessário saber como abrir uma empresa da maneira certa para que seus esforços não sejam contraproducentes e você acabe se frustrando.
Visto isso, é necessário ter em mente que um dos maiores motivos para o encerramento de empresas no Brasil se deve ao fato de não haver um planejamento inicial.
O que é e como fazer um plano de negócios?
A dimensão do plano de negócios é uma das principais dúvidas quando a pergunta é “como abrir uma empresa”, visto que a falta desse documento pode acarretar inúmeros problemas antes mesmo de o empreendimento iniciar sua atividades.
O plano de negócios é uma junção de todas as informações sobre a sua empresa e ele precisa ser feito juntamente com um profissional especializado. Assim será possível definir as melhores estratégias e caminhos a serem tomados durante o período inicial de atividades.
Além de antecipar a criação das estratégias, o plano de negócios é uma maneira “simples” de criar metas e objetivos a serem alcançados com base nas possibilidades estabelecidas no momento de abertura da empresa.
Mas, como abrir uma empresa não é uma tarefa fácil, separamos as principais informações que devem estar contidas no documento para que o plano de negócios seja eficiente e consiga efetivar cada uma das necessidades empresariais:
- Análise de mercado;
- Custo-benefício;
- Informações financeiras;
- Plano de Marketing;
- Plano operacional;
- Planejamento financeiro;
- Sumário executivo.
Bom, agora que você já conhece o ponto inicial para iniciar o seu negócio, está na hora de mostrar o processo burocrático, mas fique tranquilo, faremos isso de uma maneira simples e de fácil entendimento!
Como abrir uma empresa? Por onde começar?
Em geral, todos pensam que para abrir uma empresa é preciso um “mar de dinheiro” e lidar com a burocracia logo de cara – bom, a parte da burocracia é um pouco real. Porém, há sempre a possibilidade de simplificar todo esse processo. Uma das formas mais simples de fazer isso é com o apoio de uma contabilidade especializada em abertura de empresas.
Uma empresa de contabilidade, além de conseguir efetuar de maneira mais simples e rápida a abertura da sua empresa, ainda conseguirá fazê-lo distante da burocracia que você, empreendedor, teria que enfrentar.
Contudo, caso esteja em dúvida sobre como abrir uma empresa, vamos te mostrar passo a passo o que é necessário!
Inicie pelo Registro!
A formalização do seu empreendimento é um dos passos mais importantes para conseguir alcançar seus objetivos. Afinal, caso você não o faça, há uma grande chance de a sua empresa se deparar com problemas que afetam a grande maioria dos negócios irregulares, como, por exemplo, o fechamento compulsório, multas e sanções fiscais.
Para que seja possível registrar o seu empreendimento é preciso estar atento a todas as inscrições incidentes a todos os tipos de empresas e àquelas que são particulares do seu nicho de atuação, como o laudo da vigilância sanitária para um restaurante.
Mesmo após ter feito o cadastro em todos os órgãos de registro e fiscalização e estar com CNPJ e a inscrição da Previdência Social, ainda há uma série de documentos necessários.
Contrato Social
O contrato social é o documento que designa a quantidade de capital que cada um dos sócios investiu na empresa e prevê cada uma das obrigações e direitos.
Sendo assim, além das informações quanto ao capital inicial e sócios, o contrato social deverá, também, incluir as atividades prestadas pela empresa e o seu funcionamento para que, assim, possa haver a verificação quanto a possibilidade de utilizar a razão social escolhida. Logo após deverá ser feito o reconhecimento do contrato em cartório para que ele passe a ser válido.
Registro na Junta Comercial
Para que sua empresa possa funcionar como o esperado, é necessário fazer o registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu estado.
Mesmo não oferecendo a possibilidade de dar início às atividades empresariais, o cadastro na Junta Comercial deverá ser feito antes mesmo da obtenção do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – e é pré-requisito para legalizar o empreendimento perante os órgãos competentes.
Contudo, é necessário ter em mente que deverá ser feita uma análise prévia quanto a disponibilidade do nome que pretende utilizar no seu negócio.
Alvará de Funcionamento
O Alvará de Funcionamento é um documento municipal que prevê a liberação para o funcionamento do estabelecimento, além disso, ele dispõe, também, sobre a localização do seu negócio.
Para que seja possível conseguir esse documento, é necessário comprovar junto a prefeitura do seu município que você, empreendedor, possui todas as condições exigidas por lei para exercer a atividade pretendida.
Antes de fazer o requerimento deste documento, será necessário fazer uma análise prévia quanto a disponibilidade de exercer a atividade pretendida no local escolhido por você para abrir sua empresa.
Inscrição Estadual
A Inscrição Estadual é um documento obrigatório para todas as empresas atuantes no ramo da comunicação, energia, comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal. A partir desse cadastro que, na grande maioria das vezes, pode ser feito juntamente com a solicitação do CNPJ, é que a empresa obtém a inscrição no ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Lembre-se: duas cabeças pensam melhor do que apenas uma!
Abrir uma empresa sozinho pode parecer uma tarefa simples. Contudo, para que você não se depare com problemas no futuro, é mais do que necessário ter o apoio de uma contabilidade especializada no processo de abertura de empresas.
Dessa forma, não se esqueça de pedir ajuda sempre que precisar e quiser realizar um sonho de maneira simplificada! Somos especialistas em apoiar sonhadores a alcançarem seus maiores objetivos!