Fale Conosco
  • phone
    (83) 3236-2299
  • (83) 99122-8149
  • location_on

    Rua Aristides Madureira Barros, 94 Bancários João Pessoa – PB CEP: 58.051-580

Deixe sua Mensagem


Empreendedorismo Social – Entenda como sua empresa pode impactar positivamente o meio em que está inserida

Empreendedorismo Social Qual Impacto Minha Empresa Pode Causar - contabilidade em João Pessoa - Paraíba | Eite Contabilidade - Empreendedorismo Social – Entenda como sua empresa pode impactar positivamente o meio em que está inserida

O empreendedorismo social é uma “moda” que não pode ser passageira. Sua prática é essencial para que empresas possam se integrar aos locais onde estão presentes.

Essa é uma das poucas modalidades do empreendedorismo onde o objetivo final não é o lucro. Ao mesmo tempo, o empreendedorismo social não chega a ser considerado uma ONG, já que funciona como empresa.

Mas o que realmente é o empreendedorismo social? Qual a diferença entre ele e uma ONG? Como uma empresa pode impactar o meio onde está inserida?

Responder a essas perguntas é o objetivo do nosso artigo. Dessa maneira, você vai entender qual o papel do empreendedorismo social, como ele funciona e por que ele é tão importante. 

Boa leitura!

Confira Nossos ServiÇos Min 1 - contabilidade em João Pessoa - Paraíba | Eite Contabilidade

O que é empreendedorismo social?

Antes de começarmos, é necessário quebrar a ideia de que empreendedorismo é praticamente sinônimo de busca por lucro. Embora essa visão seja a mais comum dentro da sociedade, a palavra em si não fala nada sobre dinheiro.

Empreendedorismo tem a ver com inovação, fazer algo novo. E você pode fazer algo novo sem ter o lucro como objetivo.

Se a sua meta é mudar a realidade do local onde está inserido com algo novo, você está mais próximo de ser um empreendedor do que alguém que abre um negócio apenas com o objetivo de enriquecer.

Esse exemplo também pode se contextualizar dentro do empreendedorismo social. O foco de um empreendedor social é encontrar dores e problemas dentro do meio onde vive e desenvolver ideias para resolvê-los. E, consequentemente, também melhorar a vida de quem habita nessa mesma região.

Pode ser que a definição que demos acima se assemelhe a descrição de uma ONG. Mas essa não é a afirmação mais correta quando falamos em empreendimentos sociais. Veja conosco, nos próximos parágrafos, como o empreendedorismo social se diferencia de uma ONG.

Empreendedorismo social x ONG: qual a diferença?

O trabalho de um empreendedor social é bastante parecido com o de uma ONG, mas a maneira como se posicionam é um tanto diferente.

A primeira delas é que, mesmo que o objetivo não seja o de gerar lucro, o empreendedorismo social ainda usa uma estrutura empresarial. Ele desenvolve e comercializa produtos, mas com o objetivo principal de gerar melhorias na qualidade de vida do seu público.

Já uma ONG funciona, de certa forma, como uma instituição de caridade. Sua principal renda vem de doações – que também pode ser feita para empreendimentos sociais -, que mantém a ONG funcionando e a torna capaz de executar seus projetos em prol de uma causa.

Podemos dizer que os objetivos são os mesmos, mas a forma de operar é diferente. Agora, como projetos de empreendedorismo social podem impactar uma comunidade?

Como sua empresa pode impactar o meio em que está inserida?

Existem diferentes maneiras de impactar uma comunidade quando se é um empreendedor social. Para te ajudar a ter ideias para seu próprio empreendimento, vamos mostrar alguns exemplos de empresas que já fazem a diferença!

Graacc

Projeto criado para combater o câncer infantil no país, o Graacc trata cerca de 3,5 mil crianças e adolescentes todo ano, com alto índice de cura. Também é referência na pesquisa sobre a doença e suas respectivas curas.

Banco Grameen

Apesar de ser um exemplo do outro lado do mundo, o banco de Muhammad Yunus é o principal responsável pela criação do microcrédito, voltado justamente para camadas da sociedade onde os bancos tradicionais não viam interesse no crédito.

Ao experimentar emprestar pequenas quantias à um grupo de mulheres, ele descobriu que, em sua maioria, estas mulheres investem o dinheiro para gerar mais renda e, assim, acabavam por pagar o empréstimo, mesmo com juros.

Clube da Preta

Retornando ao Brasil, temos o Clube da Preta. Esse projeto de empreendedorismo social voltado às mulheres negras é o primeiro clube de assinaturas exclusivo de moda afro.

O objetivo? Incentivar o consumo de itens feitos por pessoas negras para pessoas negras, resgatando valores como identidade e ancestralidade.

Agora que conhece algumas iniciativas que empoderam – tanto financeiramente quanto socialmente -, que tal você finalmente tirar do papel aquele projeto que melhore, de alguma forma, outras vidas e o ambiente onde está inserido?

Gostou do conteúdo? Então compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp e inspire outras pessoas a fazerem o mesmo!

Summary
Empreendedorismo Social - Qual impacto minha empresa pode causar?
Article Name
Empreendedorismo Social - Qual impacto minha empresa pode causar?
Description
O empreendedorismo social é uma “moda” que não pode ser passageira. Sua prática é essencial para que empresas possam se integrar aos locais onde estão presentes. Essa é uma das poucas modalidades do empreendedorismo onde o objetivo final não é o lucro. Ao mesmo tempo, o empreendedorismo social não chega a ser considerado uma ONG, já que funciona como empresa. Mas o que realmente é o empreendedorismo social? Qual a diferença entre ele e uma ONG? Como uma empresa pode impactar o meio onde está inserida? Responder a essas perguntas é o objetivo do nosso artigo. Dessa maneira, você vai entender qual o papel do empreendedorismo social, como ele funciona e por que ele é tão importante. Boa leitura!
Author
Publisher Name
Eite
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Open chat