Fale Conosco
  • phone
    (83) 3236-2299
  • (83) 99122-8149
  • location_on

    Rua Aristides Madureira Barros, 94 Bancários João Pessoa – PB CEP: 58.051-580

Deixe sua Mensagem


Franquia de supermercado – Os prós e contras de abrir a sua!

Como Montar Um Supermerado Saiba A Documentacao Necessaria Para Abrir O Seu Estabelecimento Post Min - Eite Contabilidade - Franquia de supermercado – Os prós e contras de abrir a sua!

Para o empresário que pretende optar por uma franquia de supermercado, não basta apenas conhecer as vantagens que essa modalidade de empresa oferece.

Tratando-se de franquia de supermercado é necessário conhecer também as condições que possam trazer problemas, ou seja, a análise deve contemplar tanto os prós quanto os contras.

Os prós de uma franquia de supermercado

Existem muitas situações favoráveis a uma franquia de supermercado e, entre todas elas, destacamos as principais:

  • A força da marca, que oferece um sistema de propaganda e marketing compartilhado entre os franqueados, investindo em ações de fortalecimento da imagem da empresa;
  • A credibilidade, com uma marca reconhecida e um padrão de identidade visual, gerando maior confiança nos consumidores;
  • A demanda comprovada, uma vez que a franqueadora oferece diversas unidades da mesma marca, em locais diferenciados, com os mesmos serviços e valores similares, com preços definidos pela franqueadora;
  • Um modelo de negócios aprovado, trazendo maior tranquilidade ao franqueador, que poderá começar suas atividades sabendo que vai gerar lucros;
  • Um modelo de negócios completo, oferecendo logística, equipamentos, treinamento, marketing e fornecedores, além de outros fatores que foram testados em outras unidades;
  • Rapidez para o retorno do investimento, permitindo conseguir a clientela suficiente para que o empreendimento ofereça bons resultados;
  • Apoio completo da franqueadora, que oferece o design do estabelecimento, suporte na escolha do ponto comercial, um padrão de identidade visual, acesso aos equipamentos necessários, além de um projeto arquitetônico padrão;
  • Treinamento para gerenciamento do negócio, com transferência de know-how e atualização constante, tanto para o empresário quanto para os colaboradores;
  • Ganho nas negociações com fornecedores, podendo oferecer preços mais baixos aos consumidores, garantindo a lucratividade do empreendimento.

Com todas essas vantagens, uma franquia de supermercado é garantia de abrir um negócio que vai trazer retorno ao investimento, gerando menos preocupação ao empresário.

Os contras de uma franquia de supermercado

Como dissemos, uma franquia de supermercado não oferece apenas vantagens, mas também alguns pontos contra, como ocorre com qualquer modelo de franquia:

  • Limitação para implantação de novos serviços, já que o empresário vai estar restrito às condições estabelecidas pela franqueadora, uma vez que todas as unidades apresentam um padrão;
  • Custo do suporte da franqueadora, que é cobrado geralmente através de royalties, que pode ser sobre o faturamento ou um valor fixo estabelecido, devendo ser analisado se o empresário vai lucrar mais do que pagar à franqueadora;
  • Restrição com relação a fornecedores, que são geralmente homologados pela franqueadora, impedindo que se possa aproveitar promoções oferecidas por outras empresas;
  • Dependência em relação às decisões da franqueadora, uma vez que as cláusulas contratuais impedem decisões individuais de uma unidade. Nesse caso, as decisões da franqueadora devem atingir toda a rede, atendendo o modelo da franquia;
  • Restrições para sair da franquia, exigindo que todas as cláusulas contratuais sejam cumpridas, inclusive no caso de venda para um terceiro, que deverá ser aprovado pela franqueadora ou, no caso de encerramento de atividades, pagar uma multa contratual;
  • Risco de outros franqueados causarem danos à marca, trazendo prejuízos às demais unidades, uma vez que o consumidor não faz qualquer distinção entre uma unidade ou outra, reconhecendo apenas a marca.

Antes de optar por uma franquia de supermercado, o empresário deve analisar com cuidado todos os pontos favoráveis e desfavoráveis, inclusive visitando outras unidades e conversando com outros franqueados. Além disso, o contrato deve ser analisado juntamente com um contador experiente em franquias, além de um advogado que possa verificar todas as condições estabelecidas.

Uma franquia é considerada um modelo de negócio que oferece boas condições, mas, para que o empresário se decida por esse modelo, todos os pontos devem ser pesados.

Nós da Eite Contabilidade somos uma empresa especializada em contabilidade para supermercados em João Pessoa – PB, venha nos visitar!

Siga-nos no Facebook: @EiteContabilidadePB

Até mais!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Open chat