Abertura de empresa – um guia completo sobre o que considerar ao abrir o seu negócio!

 

Entenda o que considerar no momento de abertura de empresa!

Abrir uma empresa é o sonho de muitas pessoas, entretanto, para ter êxito na realização, é preciso considerar todos os aspectos que envolvem a abertura de empresa. 

Sabemos que não são poucos os desafios para abrir uma empresa que cumpra todas as questões legais e fiscais que são exigidas, sabemos que cuidar de todos esses aspectos pode, muitas vezes, ser cansativo e demandar muito trabalho. Além disso, ainda é preciso considerar outras variáveis que envolvem o processo de abertura, como o planejamento e estudo de mercado que deve ser realizado. 

Mas hoje, trouxemos para você um guia completo que vai te auxiliar na abertura do seu negócio, afinal, sabemos que é preciso ter a coragem e disposição para se empenhar em colocar um sonho em prática, cuidando para garantir o sucesso dele. 

Se você quer promover o sucesso do seu novo negócio, é imprescindível que se atente não só às questões burocráticas, mas, também, aos detalhes do que, de fato, será o seu negócio. 

O que é preciso considerar na abertura de empresa? 

É muito provável que, a maioria das pessoas, logo pense em questões burocráticas. É claro que pensar na abertura dos registros, aquisição de alvará de funcionamento e outras questões que vão garantir a legalidade do seu negócio é muito importante, todavia, esses  processos são, justamente, para isso, garantir que a abertura seja feito dentro da Lei. 

Sendo assim, é essencial considerar o que será feito na empresa após ela ser aberta. 

Uma empresa precisa criar uma marca, uma identidade. Sendo assim, é importante se atentar a esta parte do processo, que é quando você poderá colocar em prática, de fato, tudo o que sempre sonhou.

A partir de agora, vamos pensar no que é preciso ser considerado após os processos de regularização da empresa. 

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Planejamento

O planejamento é a base de um projeto. Você precisa ter clareza para si mesmo e para seus colaboradores (caso você tenha) sobre o que é a sua empresa, o que ela preza, o que ela oferece e o que ela visa ser. Isso deverá ser definido em sua missão, visão, e valores. 

Além disso, é preciso planejar o portfólio empresarial – e, quanto a isso, não importa se o seu negócio oferece produtos ou serviços – planejar a identidade visual e a imagem que você quer construir no mercado. É preciso entender quem é seu público-alvo e sua persona, para, assim, estudar de que forma você vai atingi-los. Para isso, é preciso planejar estudos de mercado minuciosos, entender o seu público e planejar como oferecer o melhor serviço para ele. 

O planejamento é comumente visto como uma atividade um tanto trabalhosa, porém, neste momento, te convidamos a enxergar essa tarefa como um ponto decisivo, o de mapear tudo que você almeja para a sua empresa, de forma que seja possível colocar tudo em prática. 

Ademais, o planejamento pode se tornar, futuramente, um lembrete do que você sempre projetou para o seu negócio, te motivando a realizar todas as ações que forem necessárias para tornar o seu negócio simplesmente excepcional. 

Estudo de mercado

O estudo de mercado é fundamental para compreender o meio em que seu negócio estará inserido. Este é o momento de pesquisar e observar as empresas que já atuam no seu segmento, para que, assim, você consiga identificar oportunidades e ameaças para melhorar as forças e fraquezas da sua empresa, ou seja, realizar uma análise SWOT – ou FOFA. Essa estratégia é crucial para levantar informações que vão promover o crescimento da sua empresa e depois poder estudá-las a fundo com foco e definir as estratégias que trarão o resultado esperado.

Estudar o mercado faz com que você não comece o seu negócio despreparado, afinal, ao observar o funcionamento do mercado, analisando, também, outras empresas, você consegue se preparar para eventuais situações adversas que possam ocorrer no seu negócio. 

Além disso, é um indicativo de quais caminhos seguir para criar diferenciais que atraiam o público – e lembre-se: preço não é diferencial no momento de tomada de decisão. Você precisa oferecer vantagens que devem ir muito além do preço! – identificando problemas que o seu produto ou serviço possa resolver, trazendo valor para o mesmo.

Definição de público-alvo e persona

É preciso ter em mente a importância de saber para quem o seu trabalho é direcionado. Quem você quer alcançar? Para quem você deve direcionar o seu marketing? É possível saber isso através de definição de persona e público-alvo

A persona é o seu cliente ideal. Fazer a definição de persona exige uma análise minuciosa, considerando muito mais do que sexo e faixa etária, mas buscando compreender os detalhes profundos do cliente ideal para consumir o seu produto ou serviço. 

O público-alvo é mais abrangente, sendo definido através de informações mais básicas e gerais. Seu produto ou serviço vai atingir muitas pessoas do seu público-alvo, afinal, por mais que você crie a imagem de um cliente ideal, acaba por ter um alcance mais abrangente. 

É importante ter essa definição muito clara dentro da sua empresa, pois, isso irá refletir em diversas outras questões. Existem diversos públicos-alvo e a persona é muito específica, sendo assim, o seu produto ou serviço, atendimento, marketing, dentre outras partes do processo de venda devem ser pensados especificamente para o seu cliente, o que só pode ser feito através dessa definição.

Planejamento tributário 

Apesar de essa questão ser vista, muitas vezes, apenas como algo burocrático, realizar um planejamento tributário é fundamental para a regularidade fiscal da sua empresa, além de auxiliar em melhorias no financeiro. 

Os regimes tributários presentes no Brasil são: 

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido. 

A escolha do regime tributário pode trazer consequências benéficas ou desastrosas para a sua empresa. Ainda que sejam apenas três, é preciso estudar suas especificidades e compreender qual a mais adequada para o seu negócio. 

Este estudo te fará refletir, também, sobre o tipo societário da sua empresa. A junção do melhor tipo societário com o melhor regime tributário para a sua empresa é a receita para um negócio de sucesso, sem problemas fiscais. 

O planejamento tributário é fundamental para entender como funcionam esses regimes e escolher o que realmente engloba os impostos que você deve pagar, evitando pagamentos em demasia ou dívidas com o Fisco. Isso, a médio e longo prazo, fará uma diferença imensa nos aspectos financeiros do seu negócio.

Definição de setores

É primordial definir quais vão ser os setores presentes na sua empresa. Ainda que você precise terceirizar, é de suma importância entender quais setores são fundamentais para a ascensão da sua empresa. 

Cada setor deve contar com profissionais qualificados para fazer com que tudo funcione da forma devida. É claro que imprevistos e problemas acontecem, mas a separação por setores facilita a resolução dos problemas, realizada pela equipe responsável.

Setor de Marketing

Todas as dicas anteriores vão ser fundamentais para o bom funcionamento dos setores. Dentro do setor de marketing, por exemplo, a definição de público-alvo e persona serão vitais para estratégias de marketing mais assertivas e que gerem mais resultados. 

Você, empresário, precisa considerar investir em setores que cuidem de todos os aspectos da sua empresa. Todos os aspectos são importantes, desde a produção, até o produto final e, principalmente, os colaboradores. Por isso, ter setores de planejamento, marketing, RH e outros que podem variar de acordo com seu segmento, são parte do desenvolvimento de uma empresa que preza por qualidade interna, pois entende que, para oferecer um bom resultado, seja através de produto ou serviço, é primordial contar com os processos internos saudáveis e eficientes. 

Setor de Contabilidade

Um setor que é vital para qualquer empresa, de qualquer segmento, é a contabilidade. Contar com uma empresa que preste serviços contábeis é imprescindível para que a abertura de empresas seja feita de forma eficiente e regularizada desde as questões mais burocráticas até questões como planejamento tributário e financeiro. 

Uma contabilidade é capaz de fornecer o suporte que você precisa, pois, tem um time de profissionais capacitados e qualificados e vão trabalhar, junto com você, na construção de um sonho. 

Para abrir uma empresa com potencial de crescimento, você precisa cuidar de todas esses aspectos. Como dito no início do texto, sabemos que é desafiador, mas a sensação de satisfação por um desafio vencido faz com que todo trabalho valha a pena. 

Começar um negócio do zero vai exigir de você muita atenção, estudo e, para te auxiliar, profissionais especializados. Construir um empreendimento não é simples, mas com a aplicação de tudo que foi dito aqui, tem tudo para dar certo.  

Um negócio extraordinário demanda trabalho e, para te oferecer suporte neste processo, somos uma contabilidade especializada no processo de abertura de empresas. Conte conosco para construir com você o seu sonho, para que o mesmo se torne uma realidade extraordinária!