Matriz BCG – O que é e qual é a importância de utilizar na sua empresa?

 

Entenda quais são as funcionalidades da Matriz BCG e como ela pode auxiliar a definir as melhores respostas sobre o futuro da sua empresa!

Entender o seu portfólio de produtos e saber se ele é realmente a melhor forma de trazer resultados à sua empresa é uma das suas vontades? Então, sem dúvida alguma este artigo  foi feito especialmente para você, empreendedor, que quer sempre os melhores caminhos para alcançar o sucesso e efetivar cada uma das estratégia que coloca em prática!

A Matriz BCG é uma ferramenta simples utilizada no marketing, porém, a sua simplicidade não tira a efetividade que ela traz. O principal intuito dessa ferramenta é fazer uma análise completa e minuciosa sobre o portfólio de produtos que a empresa apresenta. Contudo, sua utilização não se resume apenas a essa qualificação; caso a empresa ainda não tenha um conjunto de produtos, a Matriz BCG poderá ser muito útil na sua definição.

Então, se você quer entender como melhorar em muito os resultados do seu negócio e descobrir se as estratégias de marketing que segue estão adequadas ao ciclo de vida do seu produto, continue lendo este artigo! Temos absoluta certeza que ele será extremamente útil e trará diversos insights!

E aí, vamos lá?

Confira Nossos ServiÇos Min 1 - contabilidade em João Pessoa - Paraíba | Eite Contabilidade

Como funciona a Matriz BCG?

A Matriz BCG é uma metodologia que visa analisar o ciclo de vida dos produtos comercializados por determinada empresa, sua performance e a possibilidade de crescimento de determinado nicho de mercado.

Essa metodologia foi criada na década de 1970 por Bruce Henderson e carrega o nome de BCG devido ao nome da empresa na qual trabalhava, a Boston Consulting Group.

A ferramenta permite, através de uma análise gráfica, o desempenho dos produtos para que seja possível entender a viabilidade de esses produtos serem mantidos ou não em circulação. Para isso é analisado, também, se o produto não exige esforço excessivo enquanto apresenta poucos resultados.

Sendo assim, para obter os melhores resultados na qualificação dos produtos, são analisadas duas principais variáveis:

  • taxa de crescimento de mercado;
  • participação relativa do produto no mercado.

Como desenvolver a Matriz BCG?

A Matriz BCG pode parecer uma metodologia muito estranha para quem não a conhece, principalmente pelo fato de a avaliação dos produtos ser feita caracterizando-os como sendo “vacas leiteiras” ou “abacaxis”.

Contudo, essas representações – por mais estranhas que possam parecer – dizem muito sobre os produtos comercializados e sua performance!

Bgc - contabilidade em João Pessoa - Paraíba | Eite Contabilidade

Estrela

Os produtos incluídos no primeiro quadrante, o da estrela, alinham em sua composição um rápido crescimento de mercado e alta participação relativa de mercado. Ou seja, são produtos lucrativos, porém exigem altos investimentos para que seja possível manter o seu nível de concorrência mercadológica.

Além disso, é necessário ter em mente que o “produto estrela” pode, facilmente, migrar para o quadrante inferior, o da vaca leiteira.

Vaca Leiteira

Esse é o tipo de produto que absolutamente todas as empresas têm. Afinal, o contrário não permitiria o crescimento empresarial e, muito menos, que fosse possível manter a empresa em funcionamento constante.

O “produto vaca leiteira” é aquele que apresenta crescimento menor que os do quadrante estrela, porém, são estáveis e proporcionam altos lucros sem a necessidade de altos investimentos.

Ponto de Interrogação

Neste quadrante ainda está ocorrendo o processo de entendimento sobre o comportamento do seu produto entre os seus concorrentes.

O “produto ponto de interrogação” tem baixa participação relativa de mercado, porém, acompanha alta taxa de crescimento. Com um investimento agressivo esse produto é capaz de se enquadrar no quadrante da estrela. Contudo, caso essa estratégia não seja efetiva, ele acabará entrando no quadrante “abacaxi”.

Abacaxi

O “produto abacaxi” é aquele que apresenta baixas taxas de crescimento de mercado e participação relativa de mercado. Ou seja, o produto em questão pode estar exigindo demais da sua empresa enquanto apresenta pouco ou quase nenhum resultado.

E então, o que achou das informações deste artigo? Foram úteis?

É necessário pensar muito bem sobre o seu portfólio, afinal, como vimos, existem produtos que exigem muito do seu negócio e não trazem resultados o suficiente para se mostrarem valiosos em termos de negociação.

Sendo assim, caso precise de auxílio para ter os melhores resultados em relação aos seus produtos, entre em contato com a gente! Será um enorme prazer poder ajudar!