Gerenciamento de categorias – Descubra o que é e como pode contribuir para melhorar as vendas de seu supermercado!

 

Compreenda o conceito do gerenciamento de categorias e descubra como essa estratégia é fundamental para o pleno funcionamento do seu supermercado!

Você, empreendedor, já se perguntou em algum momento qual é a melhor estratégia para aumentar as vendas do seu supermercado?

Bom, nós vamos pressupor que sim, afinal de contas, qual é o empresário que não quer aumentar as vendas do seu negócio, não é mesmo?

Dessa maneira, dentre as principais formas de agregar melhorias ao seu supermercado, podemos destacar o gerenciamento de categorias como sendo uma das melhores. Isso se deve ao fato de essa estratégia levar em conta não apenas as necessidades do empreendimento, mas as preferências do usuário e, é claro a sua experiência ao adquirir um produto.

Dessa maneira, resolvemos escrever este artigo para que você compreenda a fundo o que é o gerenciamento de categorias e como ele pode ajudar no desenvolvimento do seu supermercado através do aumento constante das vendas, além de auxiliar no gerenciamento de estoques.

E então, vamos lá?

Boa leitura!

83476769 2540664706191811 3326132187098513408 N - contabilidade em João Pessoa - Paraíba | Eite Contabilidade

O que é gerenciamento de categorias?

O gerenciamento de categoria consiste em uma técnica utilizada para identificar o percurso percorrido por um cliente em uma determinada loja de varejo e melhorar não apenas as vendas, mas a relação com os fornecedores.

Sendo assim, é extremamente importante ter em mente que essa metodologia leva em conta as preferências do consumidor para que, assim, seja possível melhorar a experiência do usuário no seu supermercado.

Visto isso, a disposição dos produtos é feita tendo como base principal o perfil do consumidor, o histórico de compras do produto, melhorando as compras feitas com fornecedores e possibilitando uma melhor gestão de estoque.

A importância de pensar na experiência do cliente

Pensar na experiência do usuário, sem dúvidas, não é uma ideia nova. Afinal de contas, ela é utilizada nos mais diversos ramos, desde a utilização de um site até as compras feitas em comércio de varejo. Contudo, sua utilização tem uma base diferente de acordo com as necessidades apresentadas.

Dessa maneira, a experiência do consumidor em um supermercado é baseada em suas preferências. Ou seja, para uma marca de biscoitos, por exemplo, são levantadas as seguintes informações de acordo com o perfil de cada cliente, bem como o perfil da loja:

  • Sabor de preferência da maioria;
  • O tipo mais frequentemente consumido;
  • As marcas mais vendidas;
  • Quais tipos de embalagens costumam chamar mais atenção; entre outras. 

Visto isso, a partir dessas informações torna-se possível identificar as preferências de cada grupo de clientes e, através de um sistema de inteligência, desenvolver estratégias que facilitem a compra.

No entanto, é necessário levar em consideração o fato de que ao observar os grupos de clientes que mais frequentam o seu supermercado, os demais grupos não deverão ser deixados de lado, uma vez que eles também fazem parte do desenvolvimento financeiro do empreendimento.  

Qual é a importância do gerenciamento de categorias para um supermercado?

Dentre as principais necessidades de fazer o gerenciamento de categorias, podemos destacar como sendo uma das mais importantes a elaboração de regras e, é claro, a automatização de processos, visto que, através dessa prática, se tornará mais simples ter acesso às informações de preferência de cada grupo de clientes e permitindo o desenvolvimento de estratégias mais assertivas para o aumento de vendas.

E então, o que achou das informações? Foram úteis? 

Caso tenha alguma tipo de dúvida quanto ao gerenciamento de categorias, basta deixar o seu comentário logo abaixo. Responderemos o mais rápido possível.

QUERO UMA PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA!