Confira dicas e explicações valiosas sobre o faturamento médio de um mini mercado!
Há alguns anos que os super e hipermercados vêm perdendo consumidores e espaço no mercado para os estabelecimentos “de bairro”.
São comércios que prosperaram em regiões que os grandes mercados não chegaram, em espaços que eles não caberiam, e ainda atraíram o consumidor pela praticidade, além da ideia de então, fortalecer o negócio local, gerido por pessoas mais próximas das suas realidades.
Grandes redes, então, aderiram ao conceito de mini mercado, abrindo assim, pequenas lojas em bairros residenciais e incentivando desse modo, a concorrência a estarem sempre com bons níveis de serviço e atendimento.
Portanto, são muitas as pessoas que passaram a ter o desejo de abrir o próprio negócio e prosperar, em uma disputa econômica com o objetivo assim, de aumentar cada vez mais o faturamento médio de um mini mercado.
Chegou a sua vez de ter o seu mini mercado!
O desejo existe, mas muita gente ainda tem alguns receios sobre a abertura de um negócio que depende assim, de uma estrutura grande entre equipamentos, funcionários e produtos para revenda.
Para encorajar os novos empreendedores, viemos aqui falar sobre o faturamento médio de um mini mercado e desse modo, como fazer o seu negócio prosperar.
Mas antes, vamos contextualizar…
Estudo de mercado
Há uma pesquisa feita pela consultoria GFK Brasil, com o apoio do Sebrae, que mesmo não tão recente, já demonstrava o poder desse mercado lá em 2016.
A pesquisa mostra que o faturamento médio de um mini mercado com apenas um caixa pode chegar a R$ 594 mil por ano.
No caso de mais caixas funcionando, o faturamento é potencializado.
Considerando que o conceito de mini mercado abrange estabelecimentos com até 4 caixas, pode-se imaginar o aumento nesses números.
É claro que tudo pode ser bem relativo, dependendo da localização geográfica, do foco mercadológico do mini mercado, do investimento realizado em melhorias, conforto e atendimento ao cliente, divulgação, etc.
Já uma pesquisa mais recente, realizada pelo Sebrae, indica que o crescimento do número de mini mercados aumentou em 62% entre os anos de 2014 e 2018, indo dos 13,9 mil para 22,6 mil.
Os clientes têm forte adesão ao conceito do mini mercado
Esse crescimento expõe o quanto a modalidade foi aceita e tem sido bem sucedida.
Uma das possíveis explicações é a de que as famílias estão diminuindo o volume de compras e, em contrapartida, vão mais vezes até o mercado, devido a proximidade e praticidade dos estabelecimentos.
Por isso, os números das pesquisas citadas acima, tanto de quantidade quanto de valores, ainda estão em pleno crescimento.
Sendo assim, o que você está esperando para abrir logo o seu negócio?
Algumas dicas sobre como aumentar o faturamento médio de um mini mercado!
Três sugestões são básicas para o aumento do faturamento médio de um mini mercado, caso você já tenha um, mas isso não quer dizer que sejam tão simples de fazer.
-
Sempre conquistar novos clientes
A divulgação constante, que pode ser feita por inúmeros meios como cartazes de preços, imãs de geladeira como brinde, uma fachada bonita, anúncios em jornais de bairro e até o incentivo ao boca-a-boca, podem ser válidos para aumentar a clientela.
-
Manter os clientes dentro da loja
A disposição das gôndolas de um mercado influencia muito no tempo que o cliente fica em sua loja.
É possível traçar um caminho que faça o consumidor percorrer toda o estabelecimento, mesmo que tenha ido comprar um ou dois produtos apenas, sem que perceba ou se incomode.
Para isso, é preciso que esse caminho seja atraente e confortável, com ofertas e diversidade de produtos.
Assim, ele vai lembrar ou se interessar por outros produtos que não havia pensado em comprar, aumentando o faturamento médio de um mini mercado.
-
Fidelizar o cliente
Esse tópico é, talvez, o resultado da união dos dois primeiros: com uma boa divulgação e uma experiência de consumo agradável, o cliente vai, naturalmente, querer voltar na próxima vez que for comprar algo.
Porém, sempre existem formas de fidelizar cada vez mais a clientela.
Promoções, bom atendimento feito por funcionários treinados e satisfeitos com seu trabalho, organização de loja… Tudo isso é mais do que válido para fidelizar os clientes!
Como podemos ver, existem diversas formas, no cotidiano do empresário, de aumentar o faturamento médio de um mini mercado.
Ainda assim, por trás dos balcões, aprofundando-se na gestão financeira do seu negócio, diversas outras formas para lucrar mais são possíveis e estão te esperando para serem realizadas.
Para esses casos, o mais recomendado é ter ao seu lado o apoio de um profissional contabilista.
Sendo assim, a Eite está disponível e cheia de ideias para fazer o faturamento médio do seu mini mercado alcançar todas as metas que você puder imaginar.
Entre em contato conosco, estamos te aguardando!
QUERO LUCRAR COM MEU MINI MERCADO!