O mix de marketing é um dos elementos mais importantes do seu planejamento estratégico.
Não adianta começar um negócio sem ele, a não ser que já comece com clientes fixos de imediato. Ainda assim, não trabalhar no marketing do seu negócio não irá te permitir conquistar novos clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento da sua empresa.
Você não precisa ser um graduado ou especialista na área para fazer seu próprio mix de marketing. Na verdade, só tem uma coisa que precisa fazer: seguir o passo a passo que vamos mostrar ao longo deste artigo!
Por isso, não fique apenas a ler o que está aqui. Abra seu editor de texto favorito, anote os passos que vamos mostrar e comece a montar seu mix de marketing imediatamente!
Confira abaixo!
4 passos para montar seu mix de marketing (4 P’s do marketing)
1. Defina qual é o seu Produto
Não vale dizer apenas “lápis para desenho”. Essa é uma definição rasa. No mix de marketing, você deve ir à fundo em cada um dos passos, por mais simples que pareçam.
Aqui, você irá definir todos os detalhes sobre o produto ou serviço que oferece aos clientes. A melhor maneira de criar uma definição completa do produto é respondendo algumas questões importantes.
A primeira delas é: qual necessidade ou dor do cliente o seu produto vai resolver? No exemplo do lápis para desenho, você pode dizer que está cumprindo a necessidade de um desenhista ter material de qualidade para fazer seu trabalho.
Em seguida, deverá pensar em quais funções ele deve ter para suprir essa necessidade. Qual material é o ideal para que o lápis cumpra sua função? Onde e em quais situações seu produto será usado? Vai disponibilizá-los em apenas um modelo e cor ou criará outros?
Essas são algumas das perguntas que deve responder na elaboração do seu produto no mix de marketing.
2. Qual será o seu Preço?
Agora é a hora de estudar todos os componentes envolvidos na elaboração do preço de venda. Não basta apenas chutar um valor e esperar que dê tudo certo.
Afinal de contas, o preço será um fator na decisão de compra do consumidor. Por isso, pergunte a si mesmo: qual importância o produto terá na rotina do comprador? Qual o mínimo e o máximo que ele poderá pagar? Quais os preços que a concorrência pratica? Quanto custa produzir esse produto?
Por meio dessas questões, poderá chegar a um valor de venda competitivo no mercado.
3. Qual será sua Praça?
Vender pela internet não significa que pode pular esse trecho. Afinal, sua praça é o ambiente online!
Além disso, esse item do mix de marketing não se refere apenas ao local onde irá vender seus produtos. Na verdade, o importante aqui é definir como seu produto será posicionado no mercado.
Quais canais de distribuição pretende usar? Onde o público costuma comprar seu tipo de produto? Como você quer que o seu produto seja reconhecido no mercado? Essas são as questões que norteiam a definição da praça no mix de marketing.
4. Como fará a Promoção?
Essa é a parte mais parecida com o marketing de fato. Decidir sobre a promoção significa escolher os canais de divulgação do seu produto, as ações que vai tomar para promovê-lo no mercado e quais são os melhores momentos para apresentar o produto ao seu público.
Novamente usando o formato de perguntas, anote no seu editor de texto e responda às seguintes questões:
- Quando e onde é melhor divulgar para meu público?
- Quais canais de comunicação são mais acessados pelo meu público-alvo?
- Como meus concorrentes promovem seus produtos?
Essas perguntas não são fáceis, mas também não se apresse em respondê-las. Cada uma delas exige certo estudo de mercado, público e da concorrência.
Por isso, leve o tempo que for necessário para montar um mix de marketing que traga resultados para o seu negócio.
Se estiver precisando de ajuda no seu negócio, lembre-se que você não está sozinho! Nos mande já uma mensagem para podermos te ajudar! E para mais conteúdos como esse, continue lendo outros artigos aqui do nosso blog!